Os padrinhos e madrinhas de casamento fazem parte da tradição do casamento. São chamados dessa forma e na realidade tem a função de servir de testemunhas diretas da união entre mulher e homem. No casamento civil, essa é exatamente a função oficial do padrinho e da madrinha. De acordo com o desejo dos noivos ou as exigências legais, o número destas testemunhas pode variar bastante, sendo que o mínimo é de duas pessoas.
Aqui no Brasil o tradicional é chamar casais por parte da noiva e por parte do noivo para serem padrinhos. Mas, quando as pessoas que você deseja que estejam no altar são solteiras ou você tem afinidade com determinada pessoa e com a sua namorada não, o que faz? Use o modelo americano, onde as madrinhas ficam do lado da noiva e os padrinhos do lado do noivo. Você já deve ter visto nos filmes americanos esta tradição. A noiva tem ao seu lado as suas melhores amigas, irmãs, primas, chamadas de bridesmaid e o noivo os seus melhores amigos, irmãos, denominados groomsmen. Nós desejamos ter ao nosso lado as pessoas queridas, que acompanham a nossa história, torcem e nos apoiam, e que, em sua maioria, são solteiras. Decidimos então optar pelo estilo americano.

Já as damas de honra, também chamadas de bridesmaids ou demoiselle, eram as amigas da noiva que se vestiam de forma parecida e entravam antes dela no cortejo, para confundir os espíritos maus e afastar qualquer energia negativa de perto da noiva.
Seguindo o estilo americano ou o tradicional aqui no Brasil, uma coisa não muda... A importância dos padrinhos e madrinhas. Estes sempre serão pessoas queridas e por quais o casal tem grande estima.